Durante os últimos cinco meses, foram registrados cerca de 10 apagões em diferentes pontos de Petrópolis, levando ao prejuízo grande parte dos 150 mil usuários da Ampla. Com o objetivo de traçar um plano de trabalho para harmonizar a rede com o meio ambiente, como arborização urbana e poda técnica, buscar parceria com a Comdep e associações, orientação da população sobre os pedidos de ressarcimento e divulgação do andamento do trabalho para a imprensa, foi feita uma reunião na sede da concessionária, na Rua Fonseca Ramos, durante a manhã de ontem. Entretanto, apenas 15 representantes da Ampla, do Instituto de Defesa do Consumidor (Indecon) e da Comissão da Câmara dos Vereadores, que vão fiscalizar o serviço do fornecimento de energia na cidade, puderam participar. Como resultado final, o encontro serviu apenas para marcar uma nova reunião no próximo dia 18 de maio, quando a Ampla deve definir ainda onde serão investidos os R$ 15 milhões na região.
Assim, para o vereador Wagner Silva o resultado foi positivo e esclarecedor. “A Ampla foi transparente quanto aos problemas e o plano de trabalho que pretende desenvolver. Marcamos uma nova reunião em maio para que tudo fique definido concretamente e seja dado o início efetivo ao trabalho”, disse Wagner.
Segundo o presidente do Indecon, Márcio Tesch, o encontro foi satisfatório também para o ponto de vista do consumidor, já que a empresa trará na própria conta de luz o procedimento para ressarcimento em caso de danos materiais. “A Ampla não vai se negar a indenizar ninguém que tenha tido algum prejuízo material, basta provar que teve algum aparelho queimado por conta do apagão. Deve levar um laudo técnico anexo à conta de luz em uma das lojas do Centro ou Itaipava, ou pelo telefone 0800 28 00 120. Outro ganho será um setor específico de atendimento destes casos na sede da Ampla, na Rua Aureliano Coutinho, no Centro. Acredito que o serviço vai agilizar o serviço. Mais um benefício será o aumento das equipes emergenciais, para que o problema seja solucionado mais rápido”, explicou.
Porém, para quem teve prejuízos, como comércios e as pousadas de Itaipava, a situação é ainda mais complicada. “De acordo com a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Ampla é obrigada a indenizar apenas os consumidores com perda material ou de energia elétrica, que neste caso vem como desconto na próxima conta de luz. Já quem sofreu algum tipo de prejuízo como perda de clientes ou hóspedes, este deve ser provado judicialmente”, acrescentou Tesch.
Além das promessas da Ampla, que devem ser postas em plano de metas na próxima conglomeração, a previsão é de que até o final deste ano sejam renovadas todas as redes elétricas antigas, para evitar os problemas crônicos de queda de energia. “As principais causas dos últimos apagões em Petrópolis foram por efeitos climáticos como descargas elétricas, fortes chuvas e ventos e queda de árvores. Apesar de termos um plano preventivo, esses fatores foram muito mais intensos do que esperávamos. Estamos definindo um plano de metas para investir os 15 milhões e tentar solucionar estes problemas até o final deste ano”, afirmou o representante da distribuição norte da Ampla, Fábio Fonseca.
Também estiveram presentes na reunião o vereador Baninho, o advogado J. Rodrigues, coronel Saciloti e os representantes da Ampla: Sérgio Carvalho, responsável técnico da Região Serrana; Paulo César Gomes, ouvidor; e Aline Aguiar, advogada.
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