quinta-feira, 8 de maio de 2014

Diversos entulhos são jogados em rio de Petrópolis, RJ

Azulejos, pisos, pedaços de televisão e terra são alguns itens encontrados.
Moradores flagraram caminhões jogando entulho no rio Santo Antônio.

Do G1 Região Serrana
Comente agora
Equipe da Superintendência Regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) esteve na manhã desta terça-feira fazendo uma vistoria às margens do Rio Santo Antônio no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e detectou que no local hၠdespejo irregular de terra e entulho.
No terreno, o entulho está espalhado. Restos de paredes ainda com azulejos e pisos, pedaços de televisão, vergalhões e muita terra são alguns itens encontrados a menos de dez metros do rio, na altura de Benfica. Os moradores fizeram fotografias de caminhões jogando entulho no local. Segundo o Inea, desde março de 2013 acontecem obras de adequação de calha, proteção das margens e implantação de parques fluviais às margens do Santo Antonio. Um investimento de R$ 58 milhões feito no rio pode ser prejudicado caso chova forte na região. Os vizinhos contam que a Defesa Civil foi informada do problema, mas a solução ainda não foi proposta.
Os moradores do Vale do Cuiabၠhaviam informado que os caminhões que fizeram o depósito irregular às margens do rio eram da empresa Prosplan, que venceu a licitação para operar o serviço no local. Em nota, a empresa informou que foi contratada pelo Inea para os serviços de  demolição de imóveis condenados em Petrópolis, e que o entulho colocado às margens foi solicitado pelo próprio Inea, para melhorar os acessos.
O Inea afirmou em nota que os caminhões que estariam fazendo o descarte irregular não são da empresa Prosplan. O Consórcio Vale do Cuiabá, que executa o projeto de recuperação ambiental na região, foi acionado para restringir o acesso ao terreno e identificar os infratores que serão punidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário