sábado, 24 de janeiro de 2015

Mercado faz promoção com produtos vencidos


Foto: Francisco Xavier

Ariane Nascimento - Consumidores do supermercado Charme, novo em Petrópolis que fica na Praça da Inconfidência, bem no centro da cidade, flagraram a venda de produtos com a validade vencida na tarde de ontem. O item, empanado de frango da marca Sadia, estava fora do período de consumo desde setembro do ano passado. Passados quase quatro meses, o produto foi todo vendido e os estoques terminados. Ao acionarem a Fiscalização Sanitária do Município, mais itens foram recolhidos e inutilizados por mal condicionamento.
A equipe de reportagem esteve no local após receber a denúncia da irregularidade de um consumidor no início da manhã de hoje. Chegando ao supermercado já encontrou as caixas vazias, e mais clientes procurando os produto, que estava sendo vendido na promoção, como dizia o cartaz, de R$ 0,99 por R$ 0,69 cada 100g.
“Quando cheguei aqui cedo, as caixas estavam todas cheias, ia comprar o item para levar pra casa, mas consumo checar sempre a validade. Como eles abriram o pacote e estavam vendendo avulso, olhei na caixa maior e tomei um susto. Vi a validade e a data era de 25 de setembro de 2014. Claro que não comprei e fiz questão de mostrar para todos os consumidores que estavam próximos para que também não comprassem e fotografei a data de validade”, contou um cliente que não quis ter o nome identificado.
Segundo ele, esta é a segunda vez que o item vai para as prateleiras já com a validade vencida. Há cerca de um mês, a esposa foi ao mesmo supermercado e viu o item com a data já ultrapassada.
“No dia ela acionou a gerência e deu uma confusão, porque tinha uma advogada perto e acabaram tendo que retirar o item de exposição. Só que pelo visto eles ao invés de jogarem fora, colocaram novamente para venda, desta vez com mais distancia ainda da data válida para consumo e foi tudo vendido”, lamentou.
Todas as caixas do produto vendido estavam vazias quando a equipe de reportagem chegou ao local e o material já havia sido vendido. O cliente chegou a acionar a Vigilância Sanitária, mas foi informado de que não haviam fiscais disponíveis no momento.
“Recebemos esta reclamação, inclusive de outros produtos também, além disso recebemos a denúncia do supermercado Extra também. Enviamos uma equipe da Fiscalização Sanitária para checar e verificar todos estes e outros itens. Estamos focados em não deixar que estas grandes empresas realizem este tipo de irregularidade com os petropolitanos. Já com relação ao empanado, a empresa será multada, já que o produto foi todo vendido”, disse Paulo Roberto Patuléa, secretário de Fazenda do município.
No início da tarde fiscais da Vigilância Sanitária e Posturas chegaram ao local para verificar as denúncias que receberam ao longo do dia. No entanto, todo o material do empanado de frango da Sadia, já havia sido vendido e as caixas foram retiradas de exposição, e, por isso, não foi possível autuar depois de sair do flagrante. Apesar disso, os fiscais flagraram grande quantidade de salsichas em má condicionamento. As embalagens do produto, que deveriam estar resfriadas até 10° estavam foram de qualquer refrigeração e expostas ao ar ambiente.  Todo o material foi inutilizado pelos fiscais, e, como a irregularidade era reincidente, a rede de supermercados recebeu um auto de infração. Eles tem direito a recorrer da multa em até 15 dias. Grande quantidade de mortadelas defumadas também estavam sem refrigeração, no entanto, como o solicitado pelo fabricante era de 25°, o supermercado foi orientado a colocar os pacotes para resfriamento novamente.
A Fiscalização de Posturas encontrou também cartazes divulgando promoções expostas além da faixa do supermercado e foi notificado a retirá-los. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário