terça-feira, 22 de março de 2011

Inea homenageia equipes de emergência que atuaram na tragédia da Serra

Da Redação

As equipes de emergência e voluntários da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram homenageadas nesta quinta-feira (03) pelo trabalho realizado após a tragédia de janeiro em Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. A solenidade, que lotou o auditório da SEA/Inea, no Centro do Rio, contou com a presença de familiares do funcionário do Inea Marco Antonio Verly, vítima de um deslizamento de terra durante ações de resgate em Friburgo na madrugada do dia 12.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e o diretor de Biodiversidade do Inea, André Ilha, fizeram a entrega de uma placa de homenagem à esposa de Verly, Isolina, que estava acompanhada do filho do casal, Leonardo. Minc afirmou que Verly, funcionário do Parque Estadual dos Três Picos, representa de forma superlativa a ação das equipes de emergência que atuaram na tragédia da Região Serrana. "Ele entregou sua própria vida, seu bem mais precioso, salvando outras vidas, e por isso será sempre lembrado como um símbolo da nossa missão maior, que é a defesa de todas as formas de vida", disse o secretário.

Minc destacou que o trabalho dos órgãos ambientais durante a tragédia contribuiu para salvar muitas vidas, como foi o caso das 45 famílias retiradas de áreas de risco em Friburgo graças ao alerta expedido pelo Inea. Além disso, as ações de prevenção executadas pelo instituto, como o Projeto Iguaçu, que promove o desassoreamento e urbanização dos rios Iguaçu, Sarapuí e Botas – incluindo a relocação de cerca de 2 mil famílias – também é importante para prevenir fatalidades causadas pela chuva.

A presidente do Inea, Marilene Ramos, emocionou-se ao reencontrar guarda-parques e funcionários com os quais teve contato durante as vistorias feitas nos três municípios atingidos pela tragédia, que deixou mais de 900 mortos e milhares de desabrigados. Ela ressaltou que a presença do instituto nas ações de emergência foi mencionada pelos prefeitos dos três municípios, pelo governador Sérgio Cabral e pelo vice, Luiz Fernando Pezão.

"O Inea é uma instituição presente nos momentos difíceis: a chuva forte, a estiagem que provoca incêndios, os acidentes ambientais. Nessa tragédia, porém, houve um esforço a mais de funcionários que, cada qual em sua própria área de ação, procuraram dar sua contribuição, enfrentando condições precárias, falta de sono e sem descanso até nos finais de semana. A resposta do Inea a esta tragédia, que mobilizou todo o país, nos enche de orgulho", disse Marilene.

A ação da SEA e do Inea mobilizou mais de 200 máquinas, veículos e equipamentos diversos, 78 guarda-parques e dezenas de funcionários de unidades de conservação, superintendências e da sede, muitos dos quais voluntários. As ações incluíram busca e resgate de vítimas, desobstrução de vias, desassoreamento, atendimento social e psicológico aos desabrigados, resgate de animais e vistorias em locais de risco, além da coleta de donativos. O Inea também criou uma força-tarefa para dar apoio aos programas de recuperação econômica dos municípios.

Presente à solenidade, o secretário de Trabalho e Ação Social de Petrópolis, Luiz Eduardo Peixoto, relembrou a ação dos funcionários da Reserva Biológica de Araras, os primeiros a chegar ao Vale do Cuiabá, totalmente isolado.

"Além de estar sempre presentes nos momentos de crise, o Inea também contribui para o diálogo junto à comunidade que a Prefeitura promove para tomar as medidas necessárias para evitar novas tragédias, participando de reuniões e audiências públicas", afirmou.

Participaram da solenidade a vice-presidente do Inea, Denise Rambaldi, o subsecretário estadual do Ambiente, Luiz Firmino e os diretores de Gestão das Águas e do Território, Rosa Formiga, e de Recuperação Ambiental, Luiz Manoel de Figueiredo Jordão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário