
Foto: Divulgação
O convênio começa a ser executado já no próximo dia 12, com a presença dos técnicos no Brasil. A proposta é de que os três municípios se tornem referência na gestão de riscos naturais no Brasil. Técnicos japoneses farão visitas de campo em comunidades de risco de Petrópolis. Em maio, a Jica capacitará técnicos brasileiros para enfrentar as situações de desastres naturais. A parceria vai durar quatro anos, com medidas de cooperação entre os dois países na prevenção, monitoramento e alerta, preparação, resposta e recuperação em relação a desastres naturais.
Os ministérios das Cidades, da Ciência e Tecnologia e da Integração Nacional representam o governo federal na parceria, que prevê troca de conhecimentos, consultoria, pesquisa e apoio institucional nas atividades de prevenção de desastres das chuvas.
O objetivo do projeto é fortalecer a capacidade dos municípios de análise de risco de desastres de deslizamentos e inundações, com a implantação de medidas de prevenção. A parceria também prevê o aprimoramento do protocolo de alertas, com a disseminação da informação de risco e métodos para previsão de desastres, além do aprimoramento do sistema de monitoramento e prevenção de desastres naturais.
“Petrópolis se sente honrado em participar deste projeto, por ter sido escolhida entre milhares de municípios brasileiros. E quem sai ganhando é a população. Certamente o aprendizado e o conhecimento dos japoneses trarão mais segurança para Petrópolis”, disse o secretário Rafael Simão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário