Foto: Divulgação
A indicação da Uerj na Cidade Imperial foi feita pelo deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), presente à solenidade, presidida pelo governador Sérgio Cabral e pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão e que teve a participação de mais de 100 pessoas de Petrópolis entre empresários, representantes de entidades de classe e estudantes.
“Esse é um momento histórico para Petrópolis. Pode parecer um clichê, um lugar comum, mas não há outra frase que defina: um sonho que se torna realidade. É um sonho realizado para Petrópolis e é um sonho realizado para mim, não só como deputado, mas como petropolitano, da época de movimento estudantil, um sonho de estudante e uma bandeira que assumi desde meu primeiro mandato de vereador. É um compromisso de vida para mim”, destacou Bernardo Rossi.
O prédio, adquirido por R$ 2,2 milhões, é um dos mais importantes da cidade: a Casa do Barão do Rio Branco, imóvel onde, em 1903, foi assinado o Tratado de Petrópolis que anexou o Acre ao território nacional após acordo com a Bolívia. O casarão vai ser todo preservado e seu interior adaptado a salas de aula. A previsão é da Uerj realizar a primeira seleção mo campus Petrópolis até o final do ano com aulas iniciando em 2015.
"Aulas e intercâmbios com organismos de cidades italianas já estão garantidos nesta que vai ser uma das melhores Faculdades de Arquitetura do país. Um marco substancial para Petrópolis e que a cidade vai saber cuidar e se orgulhar”, disse o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves.
Cursos técnicos de áreas afins ao de Arquitetura, como o de restauro, poderão ser desenvolvidos . “ A mão de obra especializada nesta área é imprescindível e Petrópolis pode e deve formar profissionais para atuar dentro e fora de nossa cidade, neste mercado promissor. A secretaria de Ciência e Tecnologia já vislumbra essas oportunidades”, afirma Bernardo Rossi.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, ressaltou a parceria entre entes governamentais que uniram forças para levar a Uerj à cidade. “Foram parceiros que tiveram a sensibilidade de entender a importância da universidade pública para a cidade”. “Estamos trilhando o caminho que o deputado Bernardo Rossi sonhou e que hoje conseguimos tornar realidade”, destacou o vice-governador Luiz Fernando Pezão. Ao enumerar os avanços da Educação no Estado, o governador Sérgio Cabral incluiu o campus da Uerj em Petrópolis como um dos mais importantes feitos. “Pela importância que Petrópolis tem para o Estado, levar a Uerj para a Cidade Imperial é mais do que um compromisso cumprido, mas uma alegria pessoal e de toda a equipe”.
O curso de arquitetura foi escolhido para inaugurar o campus da Uerj da cidade em função de suas características: casario e prédios preservados, uma cidade onde a história é viva, e onde a arquitetura tem papel fundamental. “Agradeço o empenho pessoal do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca e do reitor da Uerj, professor Ricardo Vieira Alves. Eles tiveram a sensibilidade de entender a importância da Uerj para Petrópolis e abraçaram esta bandeira. Foram incansáveis até que conseguimos chegar a este momento hoje quando oficializamos a UERJ em nossa cidade”, completa Bernardo Rossi.
A solenidade teve a presença dos deputados federais Fernando Lopes, Fernando Jordão e Alexandre Santos, do presidente da Câmara de Vereadores de Petrópolis, Paulo Igor e do vereador Maurinho Branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário