quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Prefeitura e Inea começam trabalho de dragagem para evitar enchentes

Prefeitura e Inea começam trabalho de dragagem para evitar enchentes

Foto divulgação


















A Prefeitura e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciaram ontem a limpeza dos rios da cidade. O trabalho, realizado por meio do Programa Limpa Rio, começou por Corrêas e, segundo o prefeito Rubens Bomtempo, irá priorizar os pontos mais críticos de alagamentos em todo o município.
O trabalho será concluído em dois meses, quando o período de chuvas começa a se intensificar. “Estamos priorizando os distritos e, após essa etapa, as máquinas serão levadas para o Quitandinha e para o Bingen”, antecipou o prefeito.
Com a retirada dos pontos de retenção, formados por bolsões de areia e outros detritos, a água tende a seguir seu curso com mais facilidade, reduzindo significativamente os riscos de alagamentos. Ao todo, duas máquinas e quatro caminhões estão sendo empregados no trabalho. 
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, apenas em Corrêas o trabalho deve durar cerca de 10 dias, garantindo a retirada de aproximadamente 1.800 metros cúbicos de areia e outros detritos. “Esse prazo, no entanto, irá depender das condições climáticas. Essa parceria com o Inea é fundamental para a cidade”, destacou o secretário, Almir Schmidt. 
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis, Hélio Dias, lembrou que a dragagem dos rios nesta época garante mais tranquilidade à população durante o verão. “É uma preocupação constante do município manter os rios limpos e sem os bancos de areia. Sabemos bem a diferença que isso faz na hora da chuva”, lembrou.       
Moradores e comerciantes de Corrêas comemoraram a medida. “Esse trabalho é fundamental, pois com frequência toda a comunidade é prejudicada pelos alagamentos. No ano passado já não sofremos com as enchentes, pois a limpeza foi realizada nesse mesmo período”, disse o morador Carlos Alberto Pinto Braga.
Outro que elogiou a parceria entre a Prefeitura e o Inea foi o comerciante Norberto Leal, de 33 anos. “Nos anos em que ficamos sem esse serviço, o rio transbordou e invadiu as lojas. Muitos comerciantes tiveram prejuízos. No ano passado já não tivemos esse problema”, complementou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário