
O trânsito lento tem sido um problema enfrentado com frequência pelos motoristas. Em alguns trechos onde, segundo os condutores, esse tipo de situação ocorria apenas nos fins de semana e nos horários de pico, como entre 18h e 19h30, passou a ser diário. O distrito de Itaipava tem sido apontado como uma dessas áreas, principalmente próximo ao Trevo de Bonsucesso e em dois outros pontos da Estrada União e Indústria – em frente ao Hortomercado Jornalista José Carneiro Dias e perto da entrada para a Estrada de Teresópolis.
Ontem, mesmo entre 15h e 16h, o trânsito era lento nesses pontos. Os motoristas profissionais são um dos que mais sofrem com esse problema por acabarem tendo prejuízo e maior desgaste do veículo e também do próprio motorista por causa do estresse.
- Você pode ver que hoje ainda está cedo e já tem trânsito. Agora pode chegar aqui em qualquer horário que é isso aí, tudo lento. Hoje uma corrida de 20 minutos, leva uma hora por causa do trânsito, que está péssimo – disse o taxista Carlos Augusto.
- Todo dia e toda hora tem trânsito agora. É claro que às seis horas é o pior horário. Largo esse horário e levo um tempão para chegar à minha casa na Estrada de Teresópolis porque fico parado em vários lugares, daqui até chegar lá – declarou o taxista Gil Gonçalves.
Quem passa todos os dias pela região acredita que é necessário um projeto amplo para dar fluidez ao trânsito.
- Esse quebra-mola é um problema porque toda hora que alguém vai atravessar o trânsito para. Tinham que fazer uma passarela, montar um esquema maior para melhorar isso aqui – destacou Augusto.
- Já passou da hora de fazerem uma ponte da Vila Epitácio até Itaipava, ou ainda um viaduto porque tem muita gente que só passa por aqui para seguir para outros trechos. Desafogaria o trânsito – afirmou Gil.
A CPTrans informa que recentemente realizou algumas intervenções em Itaipava. Foram elas: revitalização da sinalização viária entre o trevo de Bonsucesso e o Bramil; implantação de bloqueio próximo à ponte de Bonsucesso, evitando as conversões à esquerda; implantação de sinalização regulamentar no acesso à Estrada do Catobira; e reinstalação de sinalização vertical entre o hortomercado e o trevo de acesso à Estrada de Teresópolis. Uma proposta de melhoria geométrica na interseção com a estrada de Teresópolis foi desenvolvida pelo departamento de projetos da CPTrans e encaminhada à secretaria de Obras para execução.
Além disso, no fim do mês de junho a CPTrans realizou um estudo nos tacógrafos de todos os coletivos que fazem a linha 700, onde foi constatada a redução de 20% no tempo de viagem entre o Terminal de Itaipava e o Centro.
- A pesquisa foi um indicador muito preciso de como as mudanças na região de Bonsucesso impactaram no trânsito e principalmente no percurso do transporte coletivo. Trata-se de uma linha que transporta cerca de dois mil usuários por hora, nos horários de pico, os quais foram beneficiados com a redução no tempo de viagem - comemorou o presidente da CPTrans, Gilmar de Oliveira.
A pesquisa foi realizada de segunda a sexta-feira durante todo o dia. O tempo médio de percurso passou de 2 horas e 9 minutos para 1 hora e 41 minutos. A velocidade média dos veículos passou de 18,7 km/h para 24,07 km/h. Uma nova pesquisa deve ser realizada no fim deste mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário