quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Chuva deixa desabrigados em Petrópolis

Terça, 22 Outubro 2013 11:52
O município de Petrópolis está em estado de alerta por conta da chuva. De acordo com o último boletim da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, quatro pessoas ficaram desabrigadas e cinco desalojadas. Elas foram levadas para abrigos da prefeitura. Treze ocorrências de deslizamentos e quedas de árvore foram registradas. Não houve mortes.
Ainda segundo a Defesa Civil de Petrópolis, o período mais crítico foi a partir das 3h45, quando choveu 100 milímetros em menos de 45 minutos em todo o município. Nove sirenes do sistema de alerta e alarme foram acionados nos bairros. Houve inundação nas ruas do Imperador e Coronel Veiga.
Os rios Quitandinha e Piabanha voltaram ao estágio de atenção às 7h15. O Rio Quitandinha chegou a entrar em alerta máximo devido ao risco de transbordamento por volta das 4h. Já o Piabanha estava em alerta, devido a chuvas intensas e à subida do nível do rio acima do normal, desde as 4h20.
Segundo o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), todos os rios e lagoas da região serrana seguem em estágio de atenção, que indica alta probabilidade de chuva moderada nas próximas horas.
O prefeito de Petropólis, Rubens Bomtempo, e o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Rafael Simão, estão percorrendo os locais atingidos.
No caso de qualquer sinal de instabilidade em casas ou terrenos, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda que os moradores liguem para o telefone 199, solicitando uma vistoria preventiva. A ligação e o serviço são gratuitos.
As fortes chuvas que se caíram na madrugada desta terça-feira causaram prejuízos no comércio do Centro. Nas ruas do Imperador e Washington Luís, a água chegou há uma altura de cerca de 50 cm. Segundo informações da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, o período mais crítico foi a partir das 3h45, quando choveu 100 milímetros em menos de 45 minutos. As lojas mais atingidas ficam concentradas entre os número 80 da Washington Luís – próximo a concessionária Dubby -, e o número 487, perto do Obelisco. Apesar disso, o comércio está funcionando.

Tanto o lado par, quanto o lado ímpar do Rua do Imperador foram atingidos. Segundo Natália Oliveira, funcionária de uma loja de embalagens, mais de R$ 20 mil foram perdidos em mercadoria. “Todo o ano é a mesma coisa. Começa a chover e temos prejuízos. Nunca vi uma chuva dessa proporção em outubro. Perdemos computadores que compramos em março, quando a loja também ficou alagada”, contou.
O jornaleiro, que trabalha numa banca entre a Rua do Imperador e Nelson de Sá Earp, reclama “Perdemos uns R$ 700 em material. Isso é muito, considerando que a mercadoria é barata”, declarou. 
Já a funcionária de uma loja de material de construção, que trabalha da Washington Luís, Fernanda Esteves disse não ter sido atingida dessa vez. “Não tivemos prejuízos, só teremos que limpar a calçada. Infelizmente é uma rara exceção, já que toda vez que chove temos que somar o que foi perdido”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário