Foto: Alexandre Carius
O campus da Uerj vai funcionar no prédio que hoje abriga o Centro de Ensino Supletivo, uma unidade do governo estadual, na Avenida Barão do Rio Branco. O prédio vai ser reformado e adaptado para as primeiras turmas.
"O curso de Arquitetura está intrinsecamente ligado a Petrópolis pela sua condição histórica e cultural, por ser a primeira cidade planejada das Américas e por preservar características do Império e de sua colonização. A Cidade Imperial pode ser considerada uma sala de aula ao ar livre e por isso começamos oferecendo a Arquitetura, porém vamos fazer o campus crescer e avançar na cidade", afirma o reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves.
O próprio campus vai ocupar um prédio histórico. A Casa do Barão do Rio Branco, um dos imóveis importantes do século XIX, foi palco, em 1903, da solenidade de assinatura do tratado entre Brasil e Bolívia assinaram o tratado que resultou na incorporação do território do Acre ao Brasil. Tombado pelo Patrimônio Histórico, o prédio será adaptado para salas de aula.
Considerada uma das melhores universidades do país, a Uerj está entre as 100 melhores da América Latina no ranking da QS (Quacquarelli Symonds), do Reino Unido, organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
A Uerj oferece atualmente 32 cursos de graduação, que se desdobram em diferentes habilitações, licenciaturas e bacharelados. Os cursos são oferecidos por 30 unidades acadêmicas, abrangendo as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Teresópolis, Resende e São Gonçalo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário