sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ato público vai relembrar os dois anos da tragédia

Um ato público no Terminal de Itaipava, vai relembrar os dois anos da tragédia que atingiu a região do Vale do Cuiabá e adjacências. A manifestação, acontece neste sábado, dia 12, a partir de nove horas. Além da participação de vítimas da chuva a mobilização também contará com a presença de representantes de entidades sociais. “Vamos lembrar este momento triste fazendo cobranças ao poder público. Queremos uma solução para o Posto de Saúde da Família (PSF), que ainda está funcionando em um contêiner, e queremos agilidade no processo de indenização das pessoas que estão na área de exclusão do Inea e também àquelas famílias que perderam tudo e que estão sem poder de negociação”, disse o presidente da Associação de Moradores do Vale do Cuiabá, José Quintella, acrescentando que durante o ato público serão recebidas doações de água que para as vítimas da chuva em Xerém, na Baixada Fluminense.
Para a coordenadora do Centro de Referência de Direitos Humanos, Eliana Rocha, será um momento de luto pelas mortes e pela falta de ações de recuperação do Vale do Cuiabá e adjacências. “A discussão é muito lenta. Em dois anos tudo ainda permanece na mesma situação. Acho que, por isso, os moradores do Cuiabá estão tão solidários com as vítimas das chuvas de Xerém”, disse a coordenadora.
A enxurrada que devastou a região do Cuiabá, na madrugada do dia 12 de janeiro de 2011 deixou um saldo de 73 mortos e pelo menos 18 desaparecidos (números contabilizados até janeiro de 2012). Além de Petrópolis, as chuvas atingiram outras seis cidades da Região Serrana do Estado (Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Areal), deixando mais de 900 mortos. O temporal foi considerado a maior tragédia climática do Brasil.


Redação Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário