sábado, 12 de janeiro de 2013

Mundo da Sustentabilidade


Como ter uma casa saudável, com boas energias
Posted: 12 Jan 2013 01:50 AM PST


Mais do que bonita, mais do que sustentável, uma casa pode ser saudável. É o que defende um time de profissionais que se reuniu recentemente em São Paulo durante o III Congresso Internacional de Geobiologia e Biologia da Construção. Em foco, como o nome já diz, está a geobiologia, área que estuda o impacto do espaço sobre a qualidade de vida.
Como se fosse uma medicina do hábitat, pronta para diagnosticar e curar algumas patologias da construção, esse conceito faz a ponte entre a saúde e o local habitado. “De aspectos técnicos, como a distribuição da planta, a escolha dos materiais e os princípios da boa arquitetura, a fatores menos convencionais, como a poluição eletromagnética e a existência de fendas ou veios d’água subterrâneos, tudo afeta o morador”, explica o geobiólogo Allan Lopes, coordenador do evento.

Norma do Ibama vai permitir melhorar gestão de resíduos
Posted: 12 Jan 2013 01:40 AM PST

Para padronizar a linguagem usada na prestação de informações sobre a geração de resíduos permitindo o gerenciamento desde a produção até a destinação final ambientalmente correta, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acaba de publicar a Lista Brasileira de Resíduos Sólidos na Instrução Normativa nº 13.
Dessa forma vai ficar mais fácil identificar, classificar e descrever um resíduo sólido e sua fonte geradora. Entre as fontes geradoras de resíduos perigosos incluem-se a extração mineral, os processos químicos orgânicos e inorgânicos, os de serviços de saúde e até aqueles gerados em casa.

Estudo do Pnuma alerta para aumento da poluição por mercúrio
Posted: 12 Jan 2013 01:15 AM PST


Estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) aponta riscos nas áreas ambiental e de saúde enfrentados por comunidades de países em desenvolvimento associados à exposição ao mercúrio.
Com o título Mercúrio: Hora de Agir, o trabalho aponta a América do Sul, a África e a Ásia como regiões do planeta atingidas por crescente despejo do metal no meio ambiente. O uso crescente do mercúrio nessas áreas está ligado à mineração de ouro e à queima de carvão para geração de eletricidade.

Mudança climática pode contaminar economia na próxima década
Posted: 12 Jan 2013 12:55 AM PST

A falta de capacidade dos países de se adaptarem às mudanças climáticas preocupa especialistas e pode influenciar também a economia global. Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, a questão é vista como o risco ambiental com maiores efeitos de contágio para a próxima década. O documento indica que os problemas econômicos e ambientais não podem mais ser tratados como aspectos distintos, mas devem ser abordados de maneira integrada.
Segundo a oitava edição do relatório Riscos Globais 2013, divulgado em Londres, a concentração das ações na busca de soluções para a crise econômica mundial está reduzindo os esforços para minimizar ou mitigar os desafios colocados pelas mudanças climáticas. Num momento de mudanças na economia e no meio ambiente, é preciso uma nova abordagem, que não seja excludente, para evitar a piora dos cenários de ambos os sistemas, sugerem os especialistas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário