sábado, 5 de janeiro de 2013

Mais recursos para programas de aluguel social e de limpeza de rios

SÁBADO, 05 JANERIO 2013 10:32
Print
O prefeito Rubens Bomtempo fez na quinta-feira a primeira reunião com integrantes do Comitê de Ações Emergenciais: organização dos trabalhos./ Divulgação.
O prefeito Rubens Bomtempo garantiu junto ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e ao governador Sérgio Cabral, mais recursos para os programas do aluguel social e de limpeza de rios. O encontro de Bomtempo com o ministro e o governador aconteceu na manhã de ontem, no Palácio Guanabara. O prefeito destacou que mesmo assumindo o governo em situação gravíssima, não tendo encontrado materiais para atendimento às famílias atingidas pelas chuvas, combustível ou veículos para realizar as vistorias, conseguiu atenuar a situação e devolver a normalidade rapidamente à população, com o trabalho de mais de 700 servidores de diversas secretarias.
Bomtempo ressaltou ainda a importância de atuar em parceria com a União e o Estado e também a necessidade de criar alternativas junto ao Inea para que o município possa colocar em prática programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida: “É um absurdo não prevalecer a função social das Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e o Inea não dar uma solução alternativa para a habitação popular deste país”.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou que a legislação para intervenções que envolvem risco precisa ser revista: “As exigências são inúmeras e inviabilizam diversos projetos nas áreas habitacionais e de infraestrutura. Para se ter uma idéia, dos recursos do PAC, foram liberados mais de 4,4 milhões para as regiões vulneráveis, mas menos de 15% foram utilizados para dragagem e contenção de encostas”.
Bezerra elogiou a atuação dos municípios e garantiu todo apoio às cidades atingidas, com serviços de assistência social, limpeza e desobstrução das vias. “Com relação às obras maiores, estruturantes na Baixada, costa verde e na serra, temos que fazer um levantamento e priorizar os casos mais graves”, ressaltou. O risco de proliferação de doenças com a crise do lixo nos municípios foi destacada pelo governador Sérgio Cabral. “O lixo agrava tudo. Lixo e chuva definitivamente não combinam. Vamos fazer uma reunião com todos os prefeitos para falar sobre o combate aos focos de dengue no estado e quero pedir uma atenção especial aos municípios que sofreram com as chuvas e que estavam com problemas na coleta do lixo, como Caxias e Petrópolis. Nesses municípios, além da dengue, precisamos dar atenção especial à proliferação de ratos”, avaliou.
O governador elogiou a determinação de Bomtempo para contratar 100 agentes que irão atuar no controle de endemias (desratização). Primeira reunião do Comitê de Ações Emergenciais O prefeito Rubens Bomtempo realizou na quinta- feira (3) a primeira reunião do Comitê de Ações Emergenciais. Além dos titulares de cada uma das 21 secretarias de governo, representantes de empresas subconcessionárias de serviços públicos como Águas do Imperador, Ceg e Ampla, também participaram do encontro, cujo objetivo é garantir o atendimento imediato no caso da ocorrência de chuvas.
Os estragos causados pela chuva que atinge a cidade desde a noite de quarta-feira trouxeram à tona problemas como a falta de material de apoio para as famílias atingidas. “Num momento crítico como esse, colchões e lonas que fazem parte do kit necessário para essas pessoas simplesmente não foram encontrados na Setrac”, relatou Bomtempo. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Rafael Simão, destacou a importância de todas as secretarias estarem mobilizadas para dar uma resposta mais rápida e efetiva às famílias que estão em áreas atingidas pelas chuvas. “No entanto, é necessário que todos estejam conscientes da importância de deixar as áreas de risco quando as sirenes forem acionadas”.

Redação Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário