
Foto: Roberto Schepper
O prefeito Rubens Bomtempo afirmou que a parceria será fundamental para reduzir o risco de mortes em decorrência de fortes chuvas em Petrópolis. “Precisamos da dedicação de todos os entes,município, estado e União, e a cooperação do Japão será muito importante”, disse Bomtempo, que também falou sobre a preocupação da Prefeitura emevitar aomáximo novos desastres. “Nós já conseguimos alguns avanços. O principal deles foi a criação da Secretaria de Defesa Civil. Ela abriga o Fundo Municipal de Defesa Civil, que dá poderes para a secretaria atuar de forma mais autônoma e integrada com os governos estadual e municipal e com organismos internacionais”.
A cooperação trará técnicos e tecnologia do Japão para prevenir desastres das chuvas. A ideia é que, depois desse projeto, a experiência em Petrópolis possa ser aproveitada no cenário internacional de prevenção de tragédias. “Traremos, além da Jica, um grande grupo conosco. O seminário no Rio marcou o início das nossas atividades. Petrópolis é cidade representativa neste aspecto. Essa cooperação contribui para todo o cenário de prevenção de desastres no âmbito internacional”, disse o consultor sênior da Jica, Hitoshi Baba. Na tarde de sexta-feira, representantes da Jica e o secretário de Defesa Civil, Rafael Simão, visitaram áreas de risco em Petrópolis.
Eles estiveram no Quitandinha, Alto Independência e Vale do Cuiabá. “A assinatura do termo de cooperação coma Jica trará uma importante cooperação técnica comum país que há tantos anos convive com grandes ameaças e aprendeu a reduzir as consequências de eventos adversos, como maremotos e terremotos. Petrópolis tem muito o que aprender com o Japão”, disse o secretário. O termo de cooperação com o Japão também foi firmado com Nova Friburgo e Blumenau, Santa Catarina. A parceria foi firmada por meio de três ministérios: das Cidades, de Integração Nacional e de Ciência e Tecnologia. Os três mandaram representantes para a reunião no gabinete do prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário