quinta-feira, 11 de março de 2010

Aneel obriga Ampla a baixar tarifas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça redução de 5,09% na tarifa dos consumidores atendidos em baixa tensão (em sua maioria residências, comércio e domicílios rurais) pela Ampla. Os grandes consumidores (atendidos em média e alta tensão), por sua vez, terão redução que irá variar de 0,96% a 7,5%. Os índices passarão a valer a partir de 15 de março.

A redução da tarifa da Ampla foi impactada pela queda do dólar de 24%, em 2009, o que acabou por reduzir os custos de compra de energia de Itaipu pela distribuidora. O índice também foi afetado pela Compensação de Valores da Parcela A (CVA), que teve efeito negativo em 2,9%, uma vez que os pagamentos realizados pela Ampla em 2009 foram menores do que os previstos em sua última revisão tarifária.

- Em 2010, a tarifa dos consumidores de baixa tensão da Ampla em relação ao ano passado caiu 5,09%, enquanto a inflação medida no mesmo período pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) variou 0,24% e pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) variou 4,73%. Só para se ter uma idéia de como o consumidor vem se beneficiando com as sucessivas reduções na tarifa da Ampla, prova da boa gestão que a empresa vem fazendo, com esse índice, a tarifa da Ampla volta a patamares de 2005. O valor da tarifa nominal a partir de 15 de março será cerca de 1,7% menor do que o praticado em 2005, enquanto o IGP-M variou 24,42% e o IPCA 27,72% - disse o diretor de Relações Institucionais e comunicação da Ampla, André Moragas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário