sábado, 20 de julho de 2013

Estudantes da UFRRJ realizam pesquisas em Petrópolis, RJ


Do G1 Região Serrana
 

Objetivo é encontrar soluções sustentáveis para ajudar a população.
Grupo de estudantes é composto por quatro estrangeiros.


O Centro Internacional de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está realizando até este sábado (20)  pesquisas que têm como meta encontrar soluções sustentáveis para promover melhorias na qualidade de vida da população em Petrópolis, Região Serrana do Rio.
Cerca de 17 pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável estão divididos em três comunidades: Manga Larga, Bonfim e Jacó. Na primeira, a equipe está ajudando os moradores a elaborar um plano de desenvolvimento sustentável. No Bonfim, um mapeamento de todos os locais onde há captações de água, para ajudá-los a economizar recursos hídricos. Na comunidade do Jacó, os alunos estão fazendo uma análise de como a comunidade está se desenvolvendo com a chegada da iluminação elétrica (há cerca de cinco anos).
O grupo de estudantes é composto por quatro estrangeiros, sendo dois de Moçambique, um dos Estados Unidos e outro da Irlanda, além de representantes da capital do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.
A professora de Legislação e Gestão Ambiental da UFRRJ, Yara Valverde, que está em Petrópolis participando das pesquisas, explica que o curso tem como escopo capacitar os professores para lidar com o desafio do desenvolvimento sustentável.
“Estamos realizando uma pesquisa extensa na região, que começou no início deste mês. Os pesquisadores estão em campo, conversando com os moradores das comunidades, fazendo levantamentos de informações e depois iremos preparar um relatório com soluções”, disse a pesquisadora, citando como exemplos de alternativas ambientalmente sustentáveis o mapeamento e diagnóstico de ocupações irregulares, mapa georreferenciado explicitando espacialmente os pontos de captação de água e Plano de Gestão do Vale do Jacó. 
Além da prefeitura de Petrópolis, a pesquisa conta com a parceria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), Associação dos Produtores Rurais do Vale do Jacó, Associação de Moradores e Amigos do Manga Larga (AMAM), Associação dos Produtores Rurais do Bonfim, Exército Brasileiro, por meio do Centro General Ernani Ayrosa e do Instituto Chico Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário