sexta-feira, 15 de julho de 2011

Campanha incentiva turismo na Região Serrana

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) quer incentivar o turismo na Região Serrana com a mensagem “É só o turismo voltar a crescer para os estragos das chuvas começarem a diminuir”. O objetivo da campanha publicitária é acelerar o processo de reconstrução dos sete municípios atingidos pelas fortes chuvas de janeiro. A campanha já está nas ruas.

– É louvável a iniciativa da Alerj em mais esta causa a favor da região. Em Petrópolis, por exemplo, nada aconteceu no centro histórico, nem em Itaipava, e, por falta de informação, a Rua Tereza, conhecida por ser um shopping aberto com inúmeras lojas, teve uma queda de 70% em suas vendas logo após as enchentes –, aponta o deputado Marcus Vinícius (PTB), integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj que pretende apurar responsabilidades e possíveis negligências nas enchentes do início do ano.

– As cidades estão se recuperando. Em Teresópolis, a maior parte dos problemas aconteceu na zona rural. O retorno de visitantes ajudará na recuperação econômica –, comenta o deputado Rogério Cabral (PSB), que, além de integrar a CPI, é morador de Nova Friburgo.

Presidente da CPI, o deputado Luiz Paulo (PSDB) ressalta que os municípios da serra contam com diversas vocações.

– O turismo é uma das grandes vocações, e a Alerj incentivar o setor na região é importante. Agora, temos também que pensar nas indústrias de Friburgo, na agricultura de Teresópolis, Friburgo e Sumidouro e nos polos gastronômicos de toda a área, que tem Petrópolis como diferencial –, lembra.

Já o relator da comissão, deputado Nilton Salomão (PT), lembra a importância da instalação de novos aparelhos que incentivem ainda mais o turismo.

– Certamente, essa iniciativa faz bem à Região Serrana. O turismo é muito significativo. Para se ter uma ideia, temos uma luta de anos e, agora, ganhamos dos governos estadual e federal o sinal verde para a instalação do Museu do Imigrante da Região Serrana (Mires) –, comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário