A Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a estudar e apresentar propostas de medidas preventivas e saneadoras diante de catástrofes climáticas realiza reunião no Rio nesta sexta-feira (20), às 15h, no Auditório da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, com o objetivo de trocar informações e experiências com a CPI da Alerj que investiga os responsáveis pela tragédia das chuvas na região Serrana do estado. A audiência será presidida pela deputada federal Andreia Zito (PSDB-RJ).
Cidades da região serrana do RJ foram atingidas em janeiro por fortes chuvas que provocaram deslizamentos e enchentes, causando a morte de mais de 900 pessoas. Autora da proposta do debate conjunto, a deputada Andreia Zito acredita que, em razão da tragédia ocorrida em seu estado, “representantes do governo estadual e de cidades atingidas, assim como as vítimas da tragédia, poderão contribuir para o trabalho do colegiado criado pela Câmara”.
A parlamentar ressaltou a importância da coleta de informações e sugestões de procedimentos a serem adotados, tanto por órgãos governamentais quanto por entidades da sociedade civil, “para prevenir ou minimizar os efeitos de frequentes catástrofes climáticas que resultam em mortes, grande número de desabrigados e destruição de cidades, estradas e plantações”.
Entre as autoridades convidadas estão o presidente da CPI da Alerj, deputado estadual Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB), o relator do colegiado, deputado estadual Nilton Salomão; o vice-governador e secretário de Obras Luiz Fernando Pezão; o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc; o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes; o secretário de Habitação, Bruno Feitosa, além dos prefeitos de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Estarão presentes a presidente da Comissão Especial da Câmara, deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC), e o relator, o deputado federal Glauber Braga (PSB/RJ).
FONTE: JORNAL DO BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário