
Para o tucano Luiz Paulo, presidente da comissão da Alerj, ‘troca de informações entre as CPIs é fundamental’ (Foto: Colin Foster/Alerj - arquivo)
Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) que investiga as causas da tragédia ocorrida na Região Serrana no início deste ano, estão, nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Petrópolis.
Os deputados participarão de uma audiência pública marcada pelos vereadores, que também realizam uma CPI sobre as chuvas de janeiro. O presidente da comissão da Casa, deputado Luiz Paulo (PSDB), acredita que a troca de informações entre as CPIs é fundamental.
- Queremos ouvir as demandas da população de lá, já que Petrópolis ainda tem muitas áreas de risco. É necessário ter um programa habitacional para reassentar as famílias - afirmou.
Na última quarta-feira, a comissão realizou mais uma sessão de depoimentos no Palácio Tiradentes, sede da Alerj.
Entre os ouvidos, o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Wagner Victer, o subsecretário de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria de Estado de Obras (Seobras), arquiteto Vicente de Paula Loureiro; e o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa.
A visita de Ruy Barbosa foi vista como fundamental para o prosseguimento dos trabalhos, uma vez que sua pasta trata dos investimentos e estratégias para a reconstrução das cidades atingidas.
- Na primeira oportunidade o secretário não compareceu, mas estamos convidando novamente porque é muito importante a presença dele aqui. Queremos saber como o estado está trabalhando na reconstrução dessas cidades. A cada vistoria ou encontro da CPI surgem dúvidas. Os moradores precisam dessas respostas - analisou, na ocasião, o deputado Luiz Paulo.
Desabrigados receberão casas até 2012
Segundo previsão feita pelo subsecretário de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria de Estado de Obras, o arquiteto Vicente de Paula Loureiro, todos os desabrigados que sofreram com as fortes chuvas do inicio do ano receberão moradias até o fim do ano de 2012. Esta informação foi passada durante reunião da CPI da Região Serrana, presidida pelo deputado Luiz Paulo, ocorrida nesta quinta-feira.
Compra Rio - Dois dias depois, aconteceu em Nova Friburgo a rodada de negócios do programa Compra Rio entre produtores rurais da Região Serrana e a rede de Supermercados Zona Sul, em Nova Friburgo. Foi a terceira ação do gênero, realizada pelo Governo do Estado - por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços - com objetivo de usar o poder de compra da iniciativa privada para alavancar novos negócios para empresas e empreendedores da Região Serrana, prejudicados pelas chuvas de janeiro de 2011.
Produtores de alimentos congelados e industrializados, mel, frutas, hortaliças, legumes, proteínas animal e flores da Região Serrana vão negociar com a rede de supermercados Zona Sul. A Rodada de Negócios promovida pelo Compra Rio foi a terceira promovida com foco na região: a primeira foi entre empresas do Pólo Metal Mecânico de Nova Friburgo e as companhias Vale e Leroy Merlin e a segunda, entre o Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região (responsável por 25% da produção nacional) e a rede de lojas Leader.
Para esta rodada, o programa contou com a parceria da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, Sebrae-RJ, Firjan, Fecomércio, Associação Comercial, Emater Rio e Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj).
- A Rodada de Negócios com os Supermercados Zona Sul irá incrementar as encomendas dos produtores da região. A parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura é essencial para o sucesso da rodada - analisou a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.
FONTE: www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=94317
Nenhum comentário:
Postar um comentário